O que quer o consumidor ?

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Estar atento ao que acontece no mercado, quais são as novidades e quais os caminhos que os negócios podem seguir, saber o momento certo de renovar os produtos e serviços, para isso é necessário ter sensibilidade para identificar as oportunidades.

A chave para todo desenvolvimento de produto e mercado é a informação. E quem melhor sabe o que esperar do mercado do que o cliente? Saber ouvir e identificar através do relacionamento seus desejos e insatisfações é a forma mais eficiente de sentir as mudanças.

O cliente deve ser a peça-chave para as empresas. O mundo dos negócios está em uma grande fase de transição, onde o foco do processo de produção em massa, comércio e vendas dão lugar para um mundo em que os clientes exigem o tipo de produto e serviço pelo qual estão dispostos a pagar.

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Mais exigentes do que nunca o cliente não quer apenas preço, ele quer qualidade, excelência no atendimento e acima de tudo que ser ouvido e surpreendido. Mais do que consumidor, hoje o mercado da espaço para o cliente e estabelece um relacionamento de parceria.

Sentir o mercado, ouvir o cliente e entender seus desejos,  como esta nova relação de mercado influencia o desenvolvimento de produto ? Criar e desenvolver produtos hoje devem estar baseados nas necessidades dos consumidores, que desta forma influenciam diretamente o resultado final.

Uma empresa que é exemplo disso é a Fiat, que entendeu que ouvir, entender e atender o consumidor é essencial. Além das grandes campanhas publicitárias e de merchandising, utiliza ferramentas de web simples como monitoramento das preferencias no site e movimentação de mídias sociais, a empresa sente o caminho que os clientes estão seguindo e também suas preferências. Quanto tempo o cliente entra e navega nos sites da Fiat, onde ele está indo, quando sai, tudo isso é monitorado.

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No site da empresa é possível que o consumidor monte seu próprio carro, onde com ferramentas de análise a empresa reúne dados necessários para saber o melhor momento para abordar o cliente em potencial e o que fazer para que a compra seja efetivada.

Utilizar ferramentas da web, como as redes sociais, para criar um relacionamento com o consumidor que vai além da rede, é estratégia cada vez mais utilizadas pelas empresas. A exemplo disso temos a Adidas. O objetivo é criar eventos, festas e campanhas e estreitar o relacionamento com clientes, utilizando as comunidades como ferramenta para ampliar e fidelizar consumidores.

O Adidas Code, é uma grande comunidade que extrapola os limites da web. Com um site abastecido de informações sobre o universo das corridas, a empresa atrai os praticantes da atividade física a se tornarem membros desta comunidade, que oferece além da troca de informações, dicas de treinamento, alimentação balanceada e orientação de especialistas em condicionamento físico.

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