Revolucionários por natureza

healthy-baby-boomers-1

Mais ativos, produtivos e com cada vez maior participação no mercado, os chamados baby boomers ou pessoas acima de 60 anos, foram um dia tachados como velhos e com estereotipo daquela vovó que fazia tricô na cadeira de balanço. Os tempos mudaram, a expectativa de vida aumentou e a preocupação com a saúde e o bem estar ajudaram a dar destaque dessa classe de consumidores que mantem o padrão tradicional, mas também exigem qualidade nos produtos e independência.

Nascidos durante os anos 1943 e 1964, os Baby Boomers são os jovens da década de 60 e 70, acompanharam de perto as mudanças culturais e sociais dessas duas décadas e são os filho de uma explosão demográfica que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, mais concentrada na região da Europa e EUA.

hippie11

Para os cientistas esse é um reflexo biológico comum da espécie humana e também de outras, que quando se encontram ameaçadas, como foi o caso da época quando o mundo estava em guerra, gera um rápido ou curto aumento na atividade reprodutiva. O que gera impacto na composição da pirâmide etária populacional, com repercussões na organização das cidades, no mercado de trabalho e na população economicamente ativa.

Essa geração sempre causou mudanças de paradigmas na sociedade e sempre representou o maior grupo nas pirâmides demográficas. Os baby boomers criaram o movimento juvenil dos anos 60. Quando completaram 20 anos, criaram a cultura do excesso nos anos 70. Nos anos 80, eram os Yuppies no mundo corporativo. Hoje, os Boomers mais velhos estão se aproximando da casa dos 60 anos e mais uma vez a sociedade está mudando para acompanhar esse forte grupo consumidor.

image_axd

Os Baby Boomers representam a maior parte dos chamados chefes de família, que além dos filhos cuidam também dos pais. Eles são também a primeira geração que cresceu assistindo a televisão e também são a geração Rock And Ro`ll, dos clássicos Elvis Presley, Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones e The Who, que deram aos Boomers a identidade de sua geração.

Esta é também a geração que ocupa 72% dos cargos políticos dos EUA e form eles, que quando jovens, foram líderes no movimento dos direitos civis, movimento feminista, direitos dos homossexuais.

Baby-boomer

Divididos entre liberais e conservadores os Boomers hoje inspiram movimentos sociais como o Cara Nova Terceira Idade. O objetivo é mudar as placas de sinalização preferencial para terceira idade, que hoje não condis com o que são os Baby Boomers. O projeto visa mudar a forma de retratar a terceira idade como pessoa decadente para ínvido e consumidor ativo.

A ideia é do publicitário Max Petrucci, diretor da agência Garage.IM, que iniciou o movimento recolhendo assinaturas em um abaixo assinado, que tem o objetivo reunir no documento 100 mil pessoas que apoiem esta causa e posteriormente entrega-la a ABNT, responsável pela normatização de sinalizações.

3529_58106

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s