Comfort-food é um conceito americano para aquelas comidas que confortam a alma e são capazes de reunir as mais diversas emoções em um único prato.
O conceito está diretamente ligado à tendência do bem estar que tem como principal objetivo provocar os sentidos.
Um exemplo excelente desta tendência é o Restaurante Leão Vermelho que fica em São João da Boa Vista (SP), sob o comando do Chef Gabriel Vidolin que acredita que a comida pode despertar sentimentos.
Seu restaurante é muito diferente em todos os sentidos, começando pelo conceito de ter uma mesa só com quatro lugares. Quem consegue uma reserva, Gabriel promete uma experiência cercada de segredos, surpresas e mimos. O Leão Vermelho funciona em ciclos que, normalmente, vão de dezembro a agosto, quando fecha para renovar a inspiração e os ingredientes, que incluem florais, óleos essenciais e tinturas vibracionais.
O menu é sempre uma surpresa.
“O menu é surpresa para os comensais até a hora do jantar. As pistas que eles têm sobre os ingredientes são dadas em uma carta escrita por mim, que chega uma semana antes da data reservada”, diverte-se o chef. Mesmo os nomes dos pratos dão pouquíssimas dicas sobre o que se vai comer. O endereço da casa, então, chega por mensagem de celular apenas minutos antes.
E para não interferir na experiência: celulares, tablets e câmeras permanecem protegidos e confortáveis em uma cama feita exclusivamente para eles.